A gestão de identidades de acesso tornou-se uma prática importante e indispensável na segurança da informação de uma empresa, a proteção das credenciais privilegiadas é uma ótima maneira de garantir a segurança dos dados e a conformidade com as leis de proteção de dados vigentes, antes mesmo de se realizar uma sessão privilegiada.

É uma prática fundamental para garantir um ambiente seguro, já ambientes onde não existem credenciais privilegiadas para cada um dos funcionários abrem brechas de abuso de privilégio, vazamento de dados e ciberataques. E o pior, dificulta a identificação do infrator.

Para garantir a segurança nas credenciais de sua empresa, adotar sistemas IAM é fundamental para que o acesso a ambientes sejam realizados apenas por pessoas que de fato tenham o direito de acessar.

Como funciona o IAM 

 

O Identity & Access Management (IAM) permite que uma corporação crie, proteja e determine qual é o nível de privilégio de cada funcionário, para que cada qual realize todas as suas tarefas sem o excesso de privilégios.

Um sistema IAM possui diferentes sistemas de autenticação, como: Logon único, multifator, digital etc. dando acesso apenas a pessoas e máquinas autorizadas a realizarem aquela tarefa e/ou acessar um certo ambiente de forma segura e identificável.

 

Qual é a relação entre Identity & Access Management (IAM) e Privileged Access Management (PAM)?

 

O termo Identity & Access Management (IAM) é constantemente confundido com o Privileged Access Management (PAM), já que os dois conceitos estão interligados.

Diferente de soluções IAM que realizam a gestão de identidades de acesso, as soluções PAM realizam a gestão da sessão privilegiada a partir do controle, armazenamento, segregação e rastreamento das credenciais privilegiadas.

Portanto, soluções PAM executam o segundo passo para uma gestão de acesso privilegiada eficiente, pois protegem dados críticos de usuários privilegiados, por isso é recomendado que se utilize as duas soluções ao mesmo tempo, para que assim tenha sucesso em sua gestão de acessos privilegiados.

 

Vantagens de utilizar uma solução IAM

 

  • Aumento de produtividade: através de uma solução IAM, a sua empresa não necessita de um profissional dedicado a liberar o acesso e/ou para analisar as vulnerabilidades da sua empresa. Uma boa solução IAM realiza esse processo de maneira automatizada, o que aumenta significativamente a produtividade e corte de gastos.
  • Maior segurança da informação: como mencionado, uma solução IAM cria diversas travas de segurança, o que garante a proteção dos dados e a conformidade com as diversas leis de proteção de dados, como a LGPD e a GDPR.

 

Como o senhasegura auxiliar na implementação de IAM e PAM

 

O senhasegura é a única empresa solução PAM do mercado que realiza a gestão de todo ciclo de vida da gestão de acessos privilegiados, protegendo sua empresa de possíveis ameaças antes, durante e depois de realizar uma sessão privilegiada.

Além diversos módulos voltados a proteção em IAM, como: gerenciamento de acesso em cloud, gestão de certificados e provisionamento de usuários locais. O que garante a proteção da sua empresa em IAM.