+55 11 3069.3910

Gestão de Certificados Digitais para Proteção da Identidade de Máquina

Atualmente, é quase impossível relacionar um assunto de TI que não esteja ligado à transformação digital. Explosão de dispositivos IoT, Indústria 4.0, Cloud e DevOps são alguns dos assuntos mais quentes do mercado, e uma coisa eles têm em comum: todos envolvem, de alguma maneira, a Gestão de Certificados Digitais. Assim, neste artigo explicamos os conceitos associados aos certificados digitais, assim como os benefícios de utilizar uma solução de gestão de certificados, vamos introduzir o senhasegura Certificate Management, assim como as vantagens de sua implementação.

Nos últimos anos, aumentou vertiginosamente o número de dispositivos conectados. A partir desta expansão, os casos de uso de utilização de certificados digitais também cresceram: além de servidores web, certificados digitais também são utilizados para a proteção de dispositivos IoT, Indústria 4.0 e de ambientes DevOps. Estima-se que o número total de dispositivos conectados alcance a cifra de 20 bilhões, muitos deles utilizando certificados. A expectativa é que com o aumento do número destes dispositivos e necessidade de endereçar os aspectos de identidade de máquina, o volume, a velocidade de emissão, e a diversidade destes certificados digitais aumentará a complexidade da gestão de certificados.

Mas, o que são certificados digitais e qual é a sua dinâmica de funcionamento?

Assim como a combinação de usuário e senha, biometria e MFA, certificado digital é uma espécie de “senha” eletrônica que permite a uma pessoa, organização ou dispositivo trocar dados de forma segura na internet, a partir da utilização de uma PKI ou Chave de Infraestrutura Pública.  O certificado digital é utilizado para estabelecer um vínculo criptografado entre uma chave pública com a entidade dona desta chave, e armazenam dados como identificação da entidade detentora do certificado, metadata e a assinatura digital da chave pública. Vale lembrar que os Certificados Digitais também são chamados de Certificados de Chave Pública ou Certificados de Identidade.  

Quais os riscos de uma gestão inadequada dos certificados digitais?

Alguns dos riscos associados à gestão inadequada de certificados digitais incluem certificados descentralizados, o que impede que os administradores tenham visão dos certificados instalados no ambiente e aumenta o risco de indisponibilidade por expiração de certificados, o que acarreta perda de confiança desses clientes, além de perda de receitas. 

O que diz o Gartner?

Segundo definição do Gartner em seu relatório “Technology Insight for X.509 Certificate Management”, soluções de gestão de certificados digitais oferecem às organizações a capacidade de descoberta, identificação, rastreabilidade, notificação, além de renovação e auditoria da instalação dos certificados digitais. Esse tipo de solução também permite às organizações terem capacidade de visão, automação e de gestão.

Ainda de acordo com o Gartner, os líderes de segurança normalmente não têm consciência do escopo ou estado dos certificados digitais em seu ambiente, até que ocorra alguma indisponibilidade ou vazamento de dados  causados por erros em certificados. Da mesma forma que o escopo de certificados digitais alcança dispositivos, pessoas e coisas, recomenda-se aos líderes de segurança que estabeleçam planos formais e, se necessário, impulsionem as ferramentas disponíveis para minimizar impactos. 

O que é necessário para instalar os certificados digitais?

Em muitas organizações, alguns requisitos para a gestão de certificados digitais incluem aspectos como: suporte a múltiplas autoridades certificadoras, mecanismos de descoberta de certificados e ferramentas de controle e renovação de certificados digitais, além de alertas e relatórios. 

O Gartner estima que, até 2022, organizações que implementarem soluções de gestão de certificados digitais sofrerão 90% menos problemas relacionados a certificados. Além disto, calcula-se que os responsáveis de Segurança da Informação reduzirão pela metade o tempo gasto em gerenciar esses problemas, comparando-se com organizações que utilizam métodos baseados em planilhas. Outros dados importantes trazidos pelo relatório indicam que os responsáveis de cibersegurança que conseguem reposicionar a gestão de certificados digitais, em um caso de negócio, são capazes de melhorar o sucesso do programa de gestão de certificados digitais em até 60%, contra menos de 10%, atualmente. Neste contexto, o senhasegura Certificate Management foi desenvolvido para endereçar os riscos associados à gestão de certificados

Como podemos ajudar?

As funcionalidades oferecidas pelo senhasegura Certificate Management para o adequado controle do ciclo de vida de certificados digitais, com a renovação e publicação automáticas dos certificados. É possível configurar automaticamente a renovação periódica, evitando perda de vencimentos. A gestão de certificados digitais feita por intermédio do senhasegura inclui a descoberta de certificados na rede de forma automatizada e recorrente. Os certificados encontrados durante o processo de Scan Discovery são lidos e avaliados, permitindo a visualização gráfica de qualquer situação de risco. O senhasegura também oferece a utilização de organizações pré-cadastradas, reduzindo erros na criação de certificados, além do controle total sobre as datas de validade dos certificados sob gestão. É possível configurar a solução para, por exemplo, enviar automaticamente alertas de certificados em períodos configuráveis, e para equipes específicas. 

Finalmente, as funcionalidades de relatórios e dashboards permitem a visualização gráfica do status de todos os certificados, inclusive identificar quais utilizam criptografias em não conformidade com as políticas de segurança da organização.


Desta maneira, o senhasegura Certificate Management permite reduzir indisponibilidades por expiração de certificados ou por erros humanos na publicação, além de automatizar a gestão do ciclo de vida do certificado. As APIs do senhasegura Certificate Management permitem completa integração com outras soluções dentro da organização, assim como o aumento do nível de segurança das aplicações com certificados seguros, respeitando os pré-requisitos e as políticas de segurança da organização.

2020-08-06T17:32:31-03:00

Deixe seu comentário