BR +55 11 3069.3910 | EUA +1 469 620 7643

A importância de proteger as Identidades de Usuários de sua empresa

Com o aumento de ataques de phishing por todo mundo devido ao surto de COVID-19, as empresas estão reavaliando a eficiência de seus sistemas de segurança da informação, já que com o trabalho em home office abrem-se brechas para a segurança da empresa e esse tipo de malware.

Um dos primeiros passos para você assegurar que sua empresa está segura, é protegendo as identidades de usuários, para que, caso ocorra um ciberataque em sua corporação, os bancos de dados que contêm informações pessoais, informações sensíveis e financeiras, estejam protegidos por uma solução de  PAM.

Além de evitar vazamentos de dados pessoais, abuso de privacidade, perda de reputação e desastres financeiros, a sua empresa fica em conformidade com legislações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Mesmo sendo uma prática fundamental para a segurança da informação, muitas empresas deixam de lado as boas práticas em PAM e não protegem as identidades de usuários como deveriam, abrindo brechas para a segurança da informação.

A importância de proteger suas identidades de usuários

A partir da utilização de uma solução de  PAM, todos os dados críticos da empresa estão protegidos, já que para acessar esses dados é necessário possuir acesso a uma das credenciais privilegiadas, também conhecida como identidades de usuários.

As únicas pessoas que devem utilizar essas identidades são aquelas que precisam acessar os ambientes para realizar suas tarefas de trabalho, portanto o número de pessoas com esse tipo de acesso é limitado.

Existem relatos de hackers conseguirem roubar essas identidades de usuários através de malwares como o phishing.

Normalmente, esse tipo de ataque tem como objetivo atingir alguém do alto escalão dentro de uma empresa, como diretores e coordenadores, com o objetivo de colher informações sigilosas de uma corporação, como a credencial de alto privilégio dessas pessoas. 

Segundo o Gartner, 95% desses ataques vêm através do e-mail, o que permite que a sua instalação a uma máquina ou uma infraestrutura de rede seja dificilmente detectada, o que deixa toda a corporação vulnerável.

Como proteger suas identidades de usuários

Existem algumas práticas que são fundamentais para manter a segurança das identidades de usuários da corporação, como o gerenciamento de credenciais privilegiadas.

Descobrir identidades comprometidas rapidamente não é uma tarefa fácil, utilizar uma solução PAM completa que detecta ações suspeitas dentro da sessão privilegiada de forma rápida é a melhor forma de manter a sua empresa segura.

Além de registrar todas as ações realizadas, é importante que sua solução PAM notifique em tempo real quando alguma ação suspeita ocorrer, para que o responsável pelo gerenciamento tome as medidas cabíveis, permitindo uma resposta rápida a incidentes e reduzindo custos operacionais.

Além disso, é importante verificar a validade das certificações digitais dos ambientes de acesso da sua empresa, o falta de conhecimento da expiração de uma certificação abre muitas brechas de segurança para a corporação.

A solução senhasegura assegura essas e outras medidas de proteção de identidades de usuários, acabando com cada brecha de segurança em PAM de sua empresa.

Solicite uma demonstração e descubra porque o senhasegura tem a melhor nota (4.9/5) entre os concorrentes no Gartner Peer-insights.


2020-10-23T17:01:57-03:00

Deixe seu comentário

Ir ao Topo