BR +55 11 3069.3910 | EUA +1 469 620 7643

Saiba qual é a importância do controle de acesso baseado em funções (RBAC)

Por conta do aumento de ciberataques e a vigência de diversas de leis de proteção de dados, se tornou uma obrigação, no meio corporativo, prezar pelos dados pessoais e dados sensíveis de uma empresa.

Quando falamos de segurança da informação, é fundamental falarmos sobre o Controle de Acesso Baseado em Funções – ou Role-Based Access Control (RBAC) -, ainda mais quando falamos sobre segurança em Cloud. 

E o que é o controle de acesso baseado em funções (RBAC)?

A implementação do RBAC é uma forma de a empresa garantir que o acesso a ambientes e sistemas seja realizado apenas por pessoas autorizadas, gerenciando os recursos que os funcionários poderão realizar, os grupos de recursos e a delegação de privilégios.

Em suma, através do controle de acesso baseado em funções, a área de segurança da informação consegue implementar o princípio do privilégio mínimo em seus ambientes, inclusive em Cloud, garantindo que cada funcionário acesse apenas as informações pertinentes para realizar suas tarefas.

Através do RBAC é possível garantir que os usuários de uma área, por exemplo o Marketing, possui acesso apenas a informações pertinentes a ela, assim não conseguindo acessar informações de outros setores, como RH, Financeiro e outras áreas.

Somos Top 3 no Mundo! Confira o relatório do Crititcal Capabilities do Gartner.

Por que implementar o controle de acesso baseado em funções em sua empresa?

Além de reforçar a segurança da informação e diminuir o alcance de dados de possíveis ameaças internas e malwares, implementar o princípio de privilégio mínimo em todos os tipos de ambiente e evitar vazamentos de dados, através do controle de acesso baseado em funções, alinha a sua empresa com diversas regulamentações vigentes de proteção de dados, o que evita multas que chegam na casa das dezenas de milhões. Além disto, é possível garantir conformidade com políticas e melhores práticas de Segurança da Informação.

Como implementar RBAC em sua empresa?

Existem 4 etapas principais para a implementação do controle de acesso baseado em funções:

1- Listar quais funcionários trabalham em tais áreas.

2- Delegar níveis de privilégios para cada um para a realização de suas tarefas, levando em conta o cargo e a frequência de utilização do ambiente.

3- Criar grupo de funções para cada categoria de funcionário.

4- Atribuir os usuários aos grupo de função.

Como o senhasegura pode ajudar nessa tarefa?

Por meio do módulo de provisionamento de acesso do senhasegura, implementar RBAC e o princípio de privilégio mínimo em sua empresa se torna uma tarefa fácil.

Permitir e revogar o acesso de usuários privilegiados em plataformas possibilita o gerenciamento de forma centralizada e automatizada de dispositivos que não possuem integração com serviços de diretório.

Se você deseja saber mais sobre como funciona o módulo de provisionamento de usuários locais, seus benefícios, funções e características técnicas, clique aqui.


2020-11-06T16:20:27-03:00

Deixe seu comentário

Ir ao Topo