+55 11 3069.3910

Como proteger a sua empresa de ameaças internas?

Qualquer corporação está sujeita a algum tipo de ciberataque, e é fundamental possuir um sistema que defenda e mantenha a integridade dos dados.

Segundo um relatório da Fortinet Threat Intelligence, o Brasil sofreu mais de 24 bilhões de tentativas de ciberataques em 2019, um dado que reforça a necessidade de possuir soluções eficientes contra esse tipo de ameaça.

A prevenção contra ataques externos já é algo muito comum dentro das empresas, segundo um relatório divulgado pela Verizon Data Risk Report, 34% das violações de dados envolvem atores internos e 17% de todos os arquivos confidenciais estavam acessíveis a todos os funcionários, o que liga um grande alerta para que as empresas se protejam de ameaças internas quanto de ameaças externas.

Para isso, é recomendado que seja implementado alguma tecnologia que realize esse monitoramento dos acessos privilegiados dos funcionários de forma eficiente, para te ajudar nessa tarefa, separamos 3 práticas de como proteger a sua empresa de ameaças internas, veja só:

1- Saiba quem tem acesso a contas privilegiadas

Um dos maiores erros das empresas é disponibilizar credenciais privilegiadas para muitos usuários, o que afeta diretamente na violação de dados e no risco de vazamentos através de ameaças internas.

Você precisa descobrir quais são as pessoas que possuem acesso aos ambientes protegidos, e garantir que as pessoas que não necessitam acessar aquele ambiente possua algum tipo de credencial administrativa, limitando o número de usuários com privilégio.

O ideal é que credenciais com maior nível de privilégio, sejam controlados pelos responsáveis de TI, para que não haja nenhum tipo de violação.

Veja também: Afinal, o que é Gestão de Acesso Privilegiado?

2- Garanta a rastreabilidade do usuário

Com a utilização de algumas tecnologias, você consegue saber quem, quando, onde e quais ações foram realizadas ao usuário realizar uma sessão privilegiada, além de limitar as ações que podem ser realizadas no ambiente.

Algumas soluções alertam e bloqueiam o usuário que realiza alguma ação indevida e disponibilizam a gravação da sessão para análise.

3- Acesso de terceiros

Se algum tipo de serviço prestado para sua empresa é terceirizado, é necessário que haja algum tipo de proteção.

O ideal é que qualquer tipo de acesso a ambientes da empresa sejam feitos de forma monitorada, através de uma VPN dedicada a uma aplicação específica por um tempo pré-determinado.

A melhor maneira de assegurar que não haja brechas para ameaças internas em sua empresa é possuindo um cofre de senhas PAM completo, onde garante a proteção de possíveis ameaças, monitora as sessões privilegiadas e automatiza tarefas.

O senhasegura é uma das maiores soluções PAM mundo segundo o Gartner, além de evitar o vazamento de dados, abuso de privilégio e evitar ameaças internas, a solução é completa para garantir a proteção contra ameaças externas. Além disto, a implantação do senhasegura auxilia a sua organização a:

  • Implementar o aspecto Segurança no seu pipeline DevOps, garantindo o DevSecOps;
  • Realizar a adequada gestão de certificados digitais;
  • Estar de acordo com a LGPD e GDPR;
  • Garantir a segurança em seu ambiente Cloud.

Se você deseja saber como funciona a nossa solução e acabar com as ameaças internas da sua empresa, solicite uma demonstração da solução, preenchendo o formulário abaixo.


2020-09-11T17:09:52-03:00

Deixe seu comentário

Ir ao Topo