Indústria 4.0

Padrões ISA 62443.

A série de padrões 62443 desenvolvida pela ISA (International Society of Automation) e adotada pela IEC (International Electrotechnical Commission) fornece um framework para mitigar vulnerabilidades em Sistemas de Controle e Automação Industrial (Industrial Automation and Control Systems, ou IACS), associados à Indústria 4.0 e à Infraestrutura Crítica.

Para acessar e executar ações em sistemas industriais, normalmente são necessárias credenciais privilegiadas ou administrativas, que permitem modificar inúmeras configurações no ambiente. Assim, caso um agente malicioso obtenha de forma indevida essas credenciais, é possível roubar dados críticos ou até causar danos irreversíveis aos sistemas industriais.

Os elementos contidos nos padrões ISA 62443 trazem um conjunto de métodos e técnicas de proteção de sistemas industriais, envolvendo a implementação de políticas de segurança associadas à IACS. Essas políticas preveem a gestão adequada das credenciais de usuários – tanto próprios quanto terceiros – além de permissões e monitoramento do acesso remoto a esses sistemas. A funcionalidade de gravação de sessão do senhasegura permite também registrar e armazenar de forma segura as ações de manutenção. Desta maneira é possível melhorar a retenção do conhecimento técnico, garantindo assim a maior independência dos fornecedores dos produtos associados à IACS.

Desta forma, é possível superar os desafios de gestão de acessos em sistemas industriais críticos, e alcançar conformidade aos padrões ISA/IEC 62443.

Como podemos ajudar sua empresa?

O senhasegura, em parceria com a Baumier – distribuidor autorizado no Brasil de produtos de comunicação para redes industriais – permite a implantação de uma solução completa para a adequada proteção de sistemas da Indústria 4.0 e de Infraestrutura Crítica. O senhasegura permite estabelecer uma forma segura e simplificada para autorizar e monitorar todos os usuários privilegiados em IACS, baseada nos controles exigidos da série de padrões ISA 62443

PRINCÍPIOS DE PRIVACIDADE

Benefícios do senhasegura para conformidade com os padrões ISA 62443:

  • Definir e reforçar as políticas de segurança associadas à autorização em múltiplos Sistemas de Controle e Automação Industrial. O senhasegura se torna o principal ponto de gerenciamento de usuários a esses sistemas;
  • Permitir conceder ou revogar privilégios a usuários, garantindo a implementação das políticas de privilégio mínimo;
  • Fornecer uma forma de realização de sessões remotas através de credenciais privilegiadas, sem que o usuário conheça a senha da credencial;
  • Monitorar sessões remotas e sinalizar eventuais violações de políticas de acesso a credenciais privilegiadas em sistemas.

Solicite uma demonstração agora e descubra na prática os benefícios do senhasegura para a sua empresa:

SOLICITE AQUI

Descubra porque o senhasegura é a solução PAM que mais cresce no Brasil

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO